Skip to main content
TD - post porta de vidro - af

Portas de correr de vidro: 5 dicas para você não errar

As portas de correr possuem vantagens na sua praticidade e funcionalidade, já que garantem economia de espaço e design nos projetos atuais de arquitetura, além de representar melhor investimento na relação custo x benefício.

Muito utilizadas em quartos, banheiros e também na cozinha, elas podem ser encaixadas perfeitamente em uma parede sem uso e até mesmo servir para decorar.

Mas qual vidro usar?

É importante ter certo cuidado na escolha das portas de vidro, pois, se instaladas em locais incorretos ou com uso de material inapropriado, podem trazer muita dor de cabeça.

Por isso, nossos especialistas aqui na Tempermed resolveram listar 5 dicas essenciais quando o assunto é portas de vidro de correr, para você não errar na hora de escolher sua porta corrediça.

 

Neste post, você vai saber:

  • Escolha do material: Vidro comum x Vidro de segurança
  • Tamanho ideal das portas
  • Sistema de trilhos – Recomendações
  • Sistema de fechamento
  • Melhores práticas – Locais indicados

 

Escolha do material: vidro comum x vidro de segurança

Diferentes tipos de vidro podem ser utilizados na porta de correr. Claro que o uso desses materiais depende do projeto e da avaliação feita pelo engenheiro ou arquiteto que estiver dirigindo o projeto da sua casa. Mas, de uma maneira geral, o vidro temperado é o mais indicado por ser extremamente resistente. Especialmente quando divide a área externa da interna. Na área do banheiro, pode variar entre os vidros impressos, float ou esmaltados.

Vidros temperados são mais seguros

Para garantir a qualidade e a durabilidade do material que você irá adquirir, o vidro utilizado para construir uma porta desse tipo precisa ter no mínimo 10mm.

 

Em caso de impacto ou de acidentes, esse tipo de vidro não forma estilhaços, ao contrário, se esfarela em pequenos pedaços, o que praticamente elimina sua capacidade cortante.

 

Você sabia que existem 32 tipos de vidro? Baixe grátis o e-book “Tipos de vidro e aplicações: Guia completo” e saiba quais são eles.

 

Existe um tamanho ideal?

As portas de correr de vidro não tem necessariamente um tamanho máximo aconselhável. Isso vai depender do espaço que você tem disponível e do projeto que pretende executar. Mas recomenda-se como regra que o vão entre as lâminas deva ser de 60 a 70 cm para garantir a passagem de qualquer tipo de pessoa pela abertura.

 

Sistema de trilhos – Recomendações

Mais importante do que o tamanho das portas, é dar atenção aos componentes adequados para suportar o seu peso, fazendo com que ela deslize de forma fácil e natural.

Na maioria dos casos (se não em todos), esse tipo de porta deve ser presa em um suporte de trilhos ou roldanas, que podem ficar a mostra ou escondidos.

Os trilhos mais baratos e comuns em lojas de construção são os que possuem formato de “U” invertido, com o par de roldanas ocultos fixados numa viga de madeira ou aço. Deve ser colocado um batente de plástico no trilho para garantir que a porta não corra além do desejado. O pino guia dos trilhos deve ser sempre fixado no chão, embaixo da peça, independentemente da posição desta.

Aqui, a dica é certificar-se da qualidade da rigidez e qualidade do sistema de trilhos com seu fornecedor, já que eles serão os únicos sustentadores da móvel.

 

Sistema de Fechamento

Existem diversas estruturas de fechamento diferentes para uma porta corrediça. Se elas tiverem mais de uma folha, uma puxa a outra até a completa abertura. As mesmas podem correr para as laterais, ou apenas para um lado.

Para obter o chamado vão-luz, quando a porta estiver completamente embutida na parede, é necessária a instalação de um puxador do tipo alça, feito na espessura do vidro. No caso da fechadura estar aparente, assegure-se que o instalador deixe de 1 a 15 cm da peça para fora da parede.

 

Portas de Correr de vidro – Melhores práticas na arquitetura

  • Ideal para áreas que estão sujeitas a ação da água, como cozinha, lavanderia e banheiros; Inclusive, para ganhar espaço entre a cozinha e a área da lavanderia, uma porta de vidro de correr pode trazer leveza ao ambiente e mantém a privacidade dos ambientes.
  • Em cozinhas, o armário pode ganhar destaque com portas de vidro para proteger as louças. Em vez das portas tradicionais em madeira, escolha o vidro esmaltado para manter o visual sofisticado.
  • No caso de banheiros é necessário o uso de uma película opaca, pois o vidro é transparente e não seria recomendado para esses locais;
  • Para escritórios ou prédios comerciais, portas de vidro de correr na entrada podem ser uma boa opção;
  • A suíte do quarto também pode ser separada do banheiro por paredes e portas de vidro de correr.
  • No armário do quarto, os vidros com aplicação de cor podem dar um toque de leveza e personalidade ao ambiente.

 

faça um orçamento-tempermed-cta-blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *