Skip to main content
TD - Esquadrias de Alumínio, PVC ou Ferro – Vantagens e Desvantagens - af

Esquadrias de Alumínio, PVC ou Ferro – Vantagens e Desvantagens

As esquadrias são elementos chave nos projetos de arquitetura para compor e projetar ambientes.

 

Muitas pessoas tem dúvidas sobre utilizar esquadrias de PVC ou de alumínio. Outras inclusive consideram o ferro na escolha.

 

Qual o material mais confiável?

Qual o material mais com maior durabilidade?

E quando o assunto é Preço?

 

Todos esses materiais têm pontos positivos e outros nem tanto. É importante avaliar as vantagens e desvantagens de cada material para uma decisão assertiva. Pois muito depende também qual característica – ou melhor, quais – pois nunca temos um único ponto impactando na decisão. Isso tudo claro levando em conta as necessidades e os gostos do cliente e possibilidades de cada projeto.

 

O maior dilema se encontra na comparação entre PVC e Alumínio pois ambos são materiais considerados resistentes e práticos (dispensam a manutenção com pintura ou verniz), mas há diferenças que você deve considerar.

 

Atenção – Verifique o tipo de PVC

É importante verificar se o PVC encontrado é o U-PVC.

O PVC normal (cloreto de polivinil) é um plástico comum, forte mas leve usado na construção. Mas o PVC comum não é utilizado para caixilhos de janelas, embora alguns fabricantes podem usar “PVC” para se referir a suas janelas em PVC. Em vez disso, é usado para U-PVC caixilhos de janelas, uma vez que não se decompõe e é resistente às condições atmosféricas.

 

O que é U-PVC

O U-PVC (cloreto de polivinil não plastificado), ou PVC rígido, ou de vinil é usado como um substituto para a madeira na construção civil, como em duplas molduras de janelas envidraçadas e peitoris de janelas e é conhecido como o revestimento de vinil. É um material versátil que pode ser manufaturado em muitas cores. Além disso, U-PVC também pode ser utilizado para caixilhos de portas e jardins de Inverno.

Uma vez que se destina a ser mais macio e mais flexível do que muitos outros plásticos, o PVC é menos durável do que U-PVC. No entanto, ambos os plásticos são resistentes à luz solar, de oxidação, e uma variedade de produtos químicos.

 

Em relação à vida útil do material, com certeza o Alumínio ganha essa briga tendo até 30 anos de vida útil.

 

Trazem maior conforto termo acústico, pois o PVC não conduz som ou calor como o Alumínio.

Reduzindo a troca de calor e frio entre o ambiente interno e externo, mantendo a temperatura ambiente no local. Com isso, diminuem-se os gastos com climatização e ar-condicionado por exemplo.

 

Outro ponto positivo é a facilidade de limpeza e leveza do material, que torna os elementos da construção mais fáceis de serem transportados e manuseados.

 

Esquadrias de alumínio

A maior vantagem desse tipo de material é a resistência à corrosão do tempo e da maresia. Esquadrias de alumínio também costumam valorizar projetos arquitetônicos por serem bastante versáteis e bonitas esteticamente, dando sofisticação aos projetos e combinando com variados estilos de construção.

 

O alumínio ainda é de fácil limpeza e oferece ótima vedação à água e ar. O material é leve, o que facilita sua instalação e transporte.

 

Porém, traz baixo isolamento térmico. Mas, alguns fabricantes atualmente já encontraram formas de reduzir esse problema adicionando outros materiais na fabricação de produtos em alumínio.

 

Principais vantagens do Alumínio:

Maior resistência, já que os perfis possuem aço no seu interior.

Maior estanqueidade, por seu perfis serem unidos por uma solda em que não deixa gretas. (sem parafusos)

 

Esquadrias de ferro

O ferro é um dos materiais mais antigos usados na construção. Desta forma, costumam ser duráveis e suportam o impacto do vento e da chuva.

 

Na questão estética, também dão um toque de tradicionalismo e elegância ao ambiente.

Produtos fabricados em ferro podem ser considerados um dos mais baratos no mercado de arquitetura e construção.

 

Porém, o ferro é a baixa capacidade de se manter intacto ao tempo e variações climáticas, como a maresia – que enferruja o material. Esquadrias de ferro também são pesadas, exigindo mais trabalho na hora da instalação.

 

 

faça um orçamento-tempermed-cta-blog