Skip to main content
TD - 6 cursos de Vidraceiro para quem quer se destacar - af

6 cursos de Vidraceiro para quem quer se destacar

Além de cortar e preparar o vidro para ser instalado, o trabalho do vidraceiro não para por aí.
Os seus deveres podem incluir carpintaria, construção e aplicação de produtos químicos ou outras substâncias para produtos acabados.
Os vidraceiros dependem de um amplo conjunto de habilidades e de várias ferramentas para executar suas funções.

São responsáveis pela instalação de vidros autoportantes em esquadrias e também por trabalhar com os elementos de vedações, em diferentes locais, sempre levando em consideração os procedimentos e normas técnicas para executar suas tarefas com qualidade.
O Vidraceiro manipula um material precioso para segmentos tão variados desde projetos residenciais até a construção civil e a eletrônica, com inúmeras e distintas aplicações.

Por mais competitivo que seja o mercado, ele ainda sofre com a carência de profissionais qualificados. Então, a qualidade dos serviços oferecidos torna o negócio bem sucedido, principalmente no segmento vidreiro.

Para começar uma vidraçaria, é preciso conhecer bem o mercado, saber quem são os melhores fornecedores, quais os produtos mais procurados, investir em cursos de capacitação, conhecer mais sobre instalações e aprimorar o atendimento. Assim, você garante visibilidade dentro do setor, respeito e alguns novos clientes.

Neste post, você vai saber:

  • Habilidades e funções do Vidraceiro
  • Tudo que você precisa saber para trabalhar neste ramo
  • 3 Principais Cursos para quem está começando
  • 3 Cursos avançados para quem quer se destacar
  • 3 coisas que não podem faltar nos cursos de Vidraceiro
  • Onde fazer

O que o profissional deve saber?

Como vidraceiro, suas principais responsabilidades incluem:

• Ler e interpretar plantas, revisar especificações, ter amplo conhecimento de dimensões, normas e características técnicas dos variados tipos de vidro.
• Os vidraceiros trazem conhecimento sobre o uso de uma variedade de ferramentas usadas cortar, preparar e montar o vidro.
• Em construções ou projetos comerciais, os vidraceiros precisam considerar não apenas o vidro, mas o emolduramento e os suportes ao redor da instalação incluindo técnicas eficazes fixando os painéis de vidro com clipes, ponteiros ou molduras.
• Em trabalhos com espelhos, ele deve saber aplicar materiais especiais incluindo cimento de mástique, massa de vidraceiro e parafusos para aderir os espelhos às superfícies ou mantê-los em suas posições.

 

Onde os vidraceiros podem atuar?

Os vidraceiros podem trabalhar para empreiteiros de instalação de vidros, oficinas de reparos automotivos ou ainda, para fabricantes e lojas de janelas.
O seu ambiente de trabalho pode variar em lugar fechado ou aberto, dependendo do projeto e do tipo de empregador.
O trabalho pode exigir que o profissional não tenha medo de altura, às vezes trabalhando em uma posição elevada sobre um andaime ou uma escada. Ou ainda, que não tenha problemas em carregar pesos ou manusear máquinas de transporte e carga de vidros. E geralmente irá trabalhar de pé na instalação de vidros.

Para executar essas tarefas, o profissional deve ter um diploma de ensino médio e ainda um curso técnico ou programa de aprendizagem para obter experiência com o manuseio do vidro.

 

Para quem está começando

Se você ainda não tem conhecimento avançado relacionado ao vidro ou trabalha há menos de dois anos na área, o curso de CAPACITAÇÃO BÁSICA PARA VIDRACEIROS é a porta de entrada para os demais cursos e eles costumam ser bem completos.
A programação inclui: características, beneficiamento e correta especificação dos vidros em geral; elaboração e apresentação de orçamento, medição, projeto, folgas, desenho de planta baixa, elevação; elaboração do projeto para fabricação dos vidros; instalação e regulagem de molas, ferragens e perfis, incluindo conjunto de correr; instalação de box de correr e abrir; corte, noções de lapidação e instalação de vidros comuns.

 

1- Curso Técnico de Vidraceiro

No curso Técnico, você aprende atividades importantes do dia-a-dia de quem trabalha como Vidraceiro tais como beneficiamento e correta especificação dos vidros (orçamento, medição, folgas, normas técnica), Atendimento ao cliente, aprende também sobre corte de chapas de vidro e suas dimensões. Alguns cursos também abordam a instalação de box.

2- Curso de Instalação de vidros comuns

Neste curso, você vai aprender técnicas e recomendações para a correta instalação de vidros. O conteúdo do curso varia de acordo com o local escolhido mas normalmente abordam os seguintes temas:

• Segurança do Trabalho: Equipamentos de proteção individual e coletiva; Causas de acidentes; Prevenção de acidentes; Análise preliminar de riscos.
• Impactos ambientais: Descarte de resíduos.
• Normalização: Definição; Normas; Procedimentos.
• Matemática: Figuras planas, Ergonomia.
• Vidros Comuns e espelhos: Definição; Processo de fabricação; Tipos e funções; Beneficiamentos; Propriedades.
• Processos de vidraçaria em vidros comuns.

3- Curso Básico de Vidro Temperado

Precisa ganhar mais experiência com vidro temperado?
Para garantia de aprendizado e para sentir-se capacitado a assumir quaisquer tipo de obras em termos de instalação de vidro temperado, o ideal é fazer um Curso Básico de Vidro Temperado.

Coisas que você pode aprender em um Curso Básico de Vidro Temperado:
• Como é fabricado o vidro temperado
• Especificação correta dos vidros para cada utilização
• Para que serve o vidro comum, temperado e laminado
• Espessuras dos vidros disponíveis
• Cores e modelos dos vidros
• Tamanhos disponíveis das chapas
• Especificação dos kits Box e Instalação
• Especificação e utililização das ferragens e componentes
• Medição de vão
• Transpasse de Box e Janelas
• Utilização correta de Prumo e nível
• Orçamento detalhado
• Utilização de kit ou peças avulsas
• Preço de custo e venda
• Ficha de pedidos
• Como montar um pedido organizado
• Como montar um pedido para têmpera
• Folga detalhada dos projetos para têmpera

Outros cursos que podem ser um diferencial nesta área são:
• Curso de Envidraçamento de Sacadas que traz Medição técnica, projetos de sacadas seccionada e ângulo, especificação e usinagem dos materiais, montagem, com base na NBR 16259 (Sistema para envidraçamento de sacada).
• E o Curso de “Pele de Vidro” em que aprogramação costuma incluir fachada cortina, fachada glazing, desenhos, procedimentos de colagem, conceitos de utilização do vidro.

Cursos Avançados para quem quer se destacar

4- Curso de Guarda-corpo de Vidro Temperado

Este curso vai abordar a Apresentação dos Componentes, Medição do vão, Especificação dos modelos, Medição dos Vidros, Molde dos Vidros, Folga dos Vidros, Orçamento, Montagem.

5- Curso de especialização em orçamentos e projetos em vidros temperados e especiais

Indicado para profissionais que já tenham conhecimento básico em vidros e acessórios, para que possam se capacitar com atividades teóricas e práticas em quesitos importantes e indispensáveis para a leitura e confecção de projetos com vidros temperados e vidros especiais.
A programação inclui informações sobre unidades de medidas, área, tipos de instalação, aspectos construtivos dos projetos, reconhecimento de materiais, custos, cálculo aplicado, noções de leitura e interpretação de projetos arquitetônicos, detalhamento de croqui, folga técnica e orçamentos, fazem parte do programa de estudo.

Ao final deste curso, o profissional terá condição de ler e entender projetos para vidros temperados e especiais, bem como a capacidade de executar os próprios projetos (desenho e especificações) de sistemas de instalações básicos, como janelas de quatro folhas, básculas, portas, fechamentos simples, etc.

6- Aplicação de vidro na construção civil e aplicação de folgas em projetos

Este curso da Projeto Certo (Ver no final deste post onde encontrar) é dividido em duas etapas: Projeto e Instalação.

Módulo Projetos: Sobre erros e retrabalhos, Como passar informações através do desenho, Definição de desenho técnico, Dimensionamento, Desenhos à mão livre, Linhas E Contagem, Informações precisas para o projeto, Trabalhando com unidade de medidas, Medidas para altura de fechaduras.

Módulo Instalação: 6 tipologias para montagens real: Box Frontal Linha especiais, Janela De Correr 4 Folhas, Janela Com Trilho – Stanley, Fechamento De Pia – Orion, Porta De Correr 4 Folhas, Porta De Giro Única.

Dica importante: 3 coisas que não podem faltar nos cursos de Vidraceiro

1- Seja certificado. Busque cursos que garantam certificação.
2- 90% aulas práticas. É essencial que o curso seja composto de aulas práticas para a experiência direta com as ferramentas, técnicas e materiais.
3- Normas Técnicas. O curso deve abordar conceitos necessários de instalação e aplicação correta de acordo com a norma técnica ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Onde fazer?

O ideal é buscar informações nas entidades do setor que oferecem os mais conceituados cursos para os profissionais do setor. Abaixo listamos algumas opções.

 

ABRAVIDRO

SENAI (Buscar cursos disponíveis no SENAI da sua região/Cidade)

CURSOS COM O PROF. JATANAEL MOREIRA (Projeto Certo)
Um professor bastante procurado para cursos é Jotanael Moreira, da empresa Projeto Certo, sediada em Diadema (Grande São Paulo). Ele ministra cursos básicos de 40 horas/aula em três dias, uma vez por mês na sede da empresa. E é ele quem ministra os cursos avulsos da Associação Nacional de Vidraçarias (Anavidro).

CENTRAL DO VIDRACEIRO 
A empresa fluminense Central do Vidraceiro ministra aulas de Vidro Temperado, Envidraçamento de Sacadas (Cortina de Vidro) e Montagem de Guarda Corpos (marca Q-Railing) no Rio de Janeiro, em São Paulo (em parceria com a Revista Vidro Impresso) e na Bahia. São cursos de apenas um ou dois dias com o máximo de 16 horas/aula.

ESCOLA DO VIDRACEIRO EM SÃO PAULO 
O curso mais completo oferecido pelo local é o Técnico de Vidraceiro, que é totalmente gratuito graças ao patrocínio de empresas, com uma carga horária de 60 horas/aula.

 

faça um orçamento-tempermed-cta-blog