Vamos mostrar um estudo de caso da reforma e ampliação da TV MORENA, afiliada da Globo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul pela Arquiteta Luciana Teixeira.
Neste post, você vai saber:
– O vidro laminado como aliado no desempenho termo acústico
– A aplicação do alumínio e a escolha do fornecedor
– 4 dicas para não errar em projetos arquitetônicos comerciais
Para a arquiteta Luciana Teixeira, a especificação do vidro e do alumínio em projetos arquitetônicos está diretamente relacionado ao conforto ambiental.
O conceito de Conforto Ambiental em Arquitetura e Urbanismo está relacionado a proporcionar as condições necessárias de habitabilidade, utilizando-se racionalmente os recursos disponíveis.
E, para isso, o profissional deve considerar as especificidades climáticas do local, a luz natural e a eficiência energética como parâmetros de projeto arquitetônico.
“A proposta enfatiza uma arquitetura contemporânea e conceitual, com identidade forte, responsabilidade e consciência urbana. Ela parte dos preceitos e ideais assim como os anseios do cliente TV Morena”, destaca a arquiteta responsável pela obra Luciana Teixeira.
O vidro laminado com bom desempenho termo acústico
A especificação do vidro neste projeto estava muito relacionada ao conforto ambiental, o clima da cidade onde a obra será realizada, a orientação solar da fachada onde este vidro foi aplicado, somado aos critérios estéticos, acústicos e aos tamanho dos vãos, definiram o vidro como o produto com melhor desempenho especifico para a obra.
Como a obra está localizada no Mato Grosso do Sul, uma região muito quente, o desafio era um produto que trouxesse leveza, segurança, boa iluminação e requinte sem transformar o prédio em uma estufa. Assim, a especificação do vidro laminado com bom desempenho termo acústico foi essencial para a composição de uma fachada contemporânea e de estilo atemporal.
“Um projeto sempre surge de uma necessidade, neste caso era necessário ampliar a área de escritórios, criar uma fachada sóbria, moderna e atemporal além de novos estúdios e tratamento acústico para áreas específicas” explica a arquiteta Luciana.
O fornecedor escolhido para esta aplicação foi a Cebrace devido a qualidade e a variedade de opções de padrões e desempenhos termo acústicos, que permitiram, segundo Luciana, a especificação mais precisa para cada construção. Ela também destacou o atendimento exclusivo e técnico para o profissional de arquitetura.
A Aplicação do Alumínio
No segmento desta empresa que é a sede da Globo regional, tem-se muito patamares técnicos, há muita infra estrutura para a implantação da tecnologia necessária; O alumínio foi utilizado em formato de brise-Soleil pois atende a composição estética e proporciona ventilação permanente para os equipamentos de alta tecnologia e complexidade ali presentes.
A arquiteta ressalta que a escolha do fornecedor de Alumínio para a obra está muito relacionada à qualidade dos produtos, variedade e, principalmente, a capacidade de atender a projetos únicos e específicos com excelência.
4 dicas para não errar em projetos arquitetônicos comerciais
A arquiteta Luciana Teixeira listou 4 dicas importantes para não errar em projetos arquitetônicos comerciais.
- Análise detalhada do perfil do cliente e público alvo
Um projeto sempre surge de uma necessidade. É essencial ouvir o cliente e entender exatamente os pontos de atenção, o que ele espera do projeto e trazer soluções práticas que aliem conforto e praticidade aos espaços. - Parceria entre arquiteto e publicitário alinhando a identidade visual de logomarca, comunicação visual e linguagem
O projeto normalmente combina arquitetura e design de interiores, mas aposta na comunicação visual, que se torna elemento importante em qualquer projeto arquitetônico comercial.
- Estudo de conforto ambiental
Foi-se o tempo que planejar e executar uma obra era apenas se preocupar com a estrutura física e a arquitetura. Hoje mais do que nunca as pessoas querem conforto. O conjunto de condições que garante esse conforto na é o que chamamos de conforto ambiental. - Escolhas de bons parceiros e fornecedores proporcionando ao cliente o melhor custo benefício
A relação com a carteira de fornecedores vai muito além da venda e compra de produtos. É preciso ter confiança no parceiro. De nada adianta ter uma empresa que faça um bom preço, mas que não garanta prazos, ou que não seja flexível com os detalhes técnicos e específicos de cada projeto.
Ficha Técnica
Autoria de projeto: Arq. Luciana Teixeira Arq. Ana Paula Zahran
Execução: Eng. Sergio Tannous
Local: Campo Grande MS, Brasil
Início do projeto: 2010 Conclusão da obra: 2014
Área construída: 5.000 m²
Tipo de obra: Central de Televisão, afiliala da rede GLOBO