Skip to main content
td-os-5-beneficios-do-vidro-espelhado-af

Os 5 benefícios do Vidro Espelhado

Desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para os ambientes internos, os vidros refletivos, chamados popularmente de espelhados, são produzidos através de uma camada metalizada aplicada em uma das faces (geralmente externa) por dois diferentes processos (pirolítico e a vácuo) em quatro tipos diferentes de vidro, temperado, laminado, serigrafado e insulado, havendo certas regras para a sua aplicação em cada um deles.

Os vidros refletivos são grandes aliados do conforto ambiental e da eficiência energética nas edificações.

Processos de fabricação do vidro espelhado

Vamos detalhar melhor o processo de fabricação desse vidro?
A fabricação dos vidros espelhados ou refletivos pode ser realizada através de 2 processos: o pirolítico, ou online, e em câmara a vácuo, ou off line (sputtering methode).

Entendendo o processo pirolítico – No processo pirolítico, a camada refletiva é aplicada na face superior do vidro monolítico enquanto a placa ainda não esfriou, ou após sofrer novo aquecimento. Como a chapa de vidro está quente e com sua superfície em estado plástico, os óxidos penetram um pouco na superfície e, ao resfriar o vidro, a camada refletiva (chamada de camada dura, hard coat) torna-se resistente.
Nesse método, o desempenho do vidro como filtro solar é mais fraco, ou intermediário. Geralmente apresenta refletividade externa maior. Em compensação, a relação refletividade interna/refletividade externa é melhor, pois reflete mais para o exterior do que para o interior.
Por ter uma camada mais resistente, o vidro pirolítico pode ser curvado ou termo endurecido.

Entendendo o processo de câmara à vácuo – Já no processo de câmara a vácuo, a camada refletiva é depositada em câmaras de alto vácuo, por bombardeio iônico e em atmosfera de plasma, depois de o vidro sair da linha de produção e ser resfriado.
O resultado são vidros refletivos com melhor desempenho de proteção solar, porém com camada refletiva mais superficial. Esse tipo de vidro não admite a maioria dos beneficiamentos que utilizem calor, aplicados a outros vidros.

O vidro refletivo pode ser laminado, insulado, serigrafado ou temperado. Porém, são necessários alguns cuidados em situações especiais: os vidros que passam pelo processo a vácuo não podem ser temperados e o processo de serigrafia deve ser feito antes do depósito dos óxidos. Os refletivos pirolíticos podem ser temperados e serigrafados após o processo de pirólise1.

Os 5 benefícios do vidro espelhado

Conheça aqui as principais vantagens do vidro refletivo ou espelhado, as aplicações mais comuns e alguns cuidados importantes.

Primeiro benefício: Transparência

Obviamente sabemos que um dos principais benefícios deste material é a transparência, que permite a entrada de claridade nos ambientes. Mas, nos últimos anos, uma pesquisa mais profunda sobre este material tem ocasionado descobertas de novas tecnologias, que proporcionam outros benefícios importantes para a construção.

Assim como reflexão, barreira para a entrada de calor, resistência a impactos, estética, entre outros, estão entre as vantagens que este produto proporciona.

Segundo benefício: Privacidade

A privacidade dos vidros refletivos está diretamente ligada à quantidade de luz do ambiente. Quando estamos do lado do ambiente menos iluminado, podemos ver através do vidro. Quando estamos no lado mais iluminado, vemos a reflexão da nossa imagem, como se fosse um espelho. Portanto, durante o dia normalmente conseguimos manter a privacidade dentro do edifício, o que não acontece durante a noite, onde a iluminação interna é maior que a externa.

Controle Energético

O vidro refletivo proporciona economia de consumo de energia elétrica pela diminuição do uso do ar-condicionado, consequência do controle térmico que o vidro proporciona.

Isolamento térmico

Este tipo de vidro redução em até 80% dos raios solares e uma grande diminuição de raios ultravioleta, diminuindo assim, a passagem de calor para o ambiente.

Controle de luminosidade

Trazendo performances diferenciadas para controle solar em relação à transmissão e à reflexão de luz e calor. Além da sensação de conforto ao usuário e racionalização no uso da luz elétrica.

Principais Aplicações do vidro espelhado

Os vidros refletivos permitem aplicações nas mais diversas situações, como por exemplo: fachadas de edifícios residenciais e comerciais, coberturas, portas, janelas, sacadas de edifícios e casas, entre outras.

Dica Importante na aplicação do vidro espelhado

É importante lembrar que no caso do Brasil, grande parte do país na região tropical, parte no hemisfério norte e parte no sul. Sendo assim, a incidência da radiação solar vem em diferentes ângulos nas diversas regiões (e há um período de insolação maior em algumas delas). Por isso, a aplicação do vidro refletivo deve ser estudada e planejada em cada situação de uso e região. Deve ser considerada também a ação dos ventos predominantes e a dimensão adequada dos panos de vidro.
___________________________________________________________
1 Fonte: UPE – ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO DEPARMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil, como requisito para obtenção de parte da nota do 2º Exercício escolar da disciplina de Materiais de Construção I, orientado pelo professor: Arnaldo Cardim.

Bom, agora que você já sabe para que serve o vidro espelhado, se deseja obter maiores informações sobre vidro refletivo ou sobre outros tipos de vidros, entre em contato com a equipe da Tempermed.

Conheça a nossa fábrica e conferir a qualidade de nossos produtos!

faça um orçamento-tempermed-cta-blog